Avaliação comparativa da osseopercepção entre os dentes naturais e os implantes dentários: Uma revisão sistemática
Resumo
O ligamento periodontal contém mecanorrecetores que fornecem ao sistema nervoso central o feedback para perceção sensorial oral. Contudo, após a extração dos dentes, esta via de feedback é danificada devido ao ligamento periodontal que já não existe. Apesar da ausência desta última, existe uma sensibilidade diretamente relacionada com os implantes ancorados no osso, a osseopercepção.
Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo determinar a sensibilidade táctil ativa dos implantes e compará-la com a sensibilidade táctil dos dentes naturais. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Pubmed, ScienceDirect, Cochrane Library e Wiley Online Library usando a seguinte combinação de termos de pesquisa: «dental implants» AND «natural teeth» AND «proprioception» OR «active tactile perception» OR «tactile sensibility» OR «osseoperception» OR «proprioceptive feedback». Foram selecionados artigos redigidos em inglês e português, publicados entre 1991 e 2021, tendo sido ao todo 249 artigos, dos quais foram selecionados 12 artigos.
Para a maioria dos estudos, os resultados extraídos confirmam uma expressão diferencial entre os dentes naturais e os implantes dentários em relação ao limiar de sensibilidade táctil. No entanto, alguns estudos encontram resultados diferentes, ou seja, uma sensibilidade táctil equivalente.
Em comparação com a dentição natural, os implantes podem ser significativamente menos sensíveis a estímulos tácteis. Também se pode afirmar que a substituição de dentes utilizando as próteses dentárias fixas suportadas por implantes é uma alternativa válida às opções de tratamento convencional para o sujeito desdentado.