Contamination of resin-matrix composites on chairside handling using latex or nitrile gloves
Resumen
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes luvas e condições clínicas na contaminação de incrementos de resina composta durante o procedimento de dentisteria restauradora.
Materiais e métodos: Amostras de resina composta nano-híbrida (n=6) foram divididas nos seguintes grupos quanto ao manuseio: (A) espátula clínica; (B) luvas de látex; (C) luvas de látex ou (D) luvas de nitrilo com saliva humana; (E) luvas de látex ou (F) luvas de nitrilo com sangue humano. As amostras foram polimerizadas durante 40 s com um comprimento de onda de 470 nm e intensidade de 400 mW/cm2. Um grupo de amostras foi envolvido num material bis-acrilico para corte transversal sob papel abrasivo SiC, e analisado por microscopia ótica com ampliações variando de 30x até 500x. Outro grupo de amostras foi preparado para análise por microscopia eletrónica de varrimento com diferentes ampliações variando de 50x até 8000x.
Resultados: A manipulação da resina composta com luvas de nitrilo sem pó ou com espátula clínica evitou a presença de contaminantes. Contudo, a formação de aglomerados de resina levou a um aspeto morfológico heterogéneo. As imagens SEM revelaram a presença de amido de milho proveniente das luvas de látex com pó e a formação de micro-espaços após manuseio. Amostras manipuladas com ambos os tipos de luvas contaminadas com saliva apresentaram uma camada de revestimento composta por rolos de glicoproteínas e cristais de Ca/PO4. Além disso, os hemoderivados foram transferidos das luvas contaminadas para as amostras de resina composta após manuseio.
Conclusão: As restaurações de resina composta são suscetíveis à contaminação pelos detritos das luvas com pó. Resíduos de saliva ou sangue ficam retidos no interior e na superfície da resina composta durante a manipulação, levando à presença de defeitos, tais como vazios em macro- e microescala ou aglomerados de contaminantes da saliva e sangue.