Análise da microinfiltração de selantes de fossas e fissuras: Uma revisão integrativa
Résumé
Introdução: A utilização de selantes de fossas e fissuras na superfície oclusal dos dentes posteriores, tem a capacidade de tornar essa superfície menos retentiva, facilitando a higienização e diminuindo a adesão bacteriana capaz de causar cárie.
Objetivos: O objetivo desse trabalho foi avaliar as estratégias de acondicionamento do esmalte dentário na taxa de sucesso e longevidade dos selantes de fossas e fissuras, através de uma revisão integrativa da literatura.
Materiais e Métodos: Uma pesquisa bibliográfica foi utilizada através da MEDLINE/PUBMED (via National Library of Medicine) usando os seguintes termos de pesquisa: “pit and fissure sealants”; AND “Microleakage”; OR “marginal integrity”; OR “Marginal Sealing”; OR “chemical degradation”. Foram incluídos artigos publicados entre 01/01/2011 e 31/12/2020, apenas trabalhos originais in vitro e in vivo foram incluídos, desde que abordem a degradação marginal em selantes oclusais.
Resultados: A busca inicial resultou em 125 artigos, após a remoção de duplicatas restaram 108 artigos, que foram analisados com base nos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 26 artigos selecionados para compor este trabalho.
Conclusão: A utilização de acondicionamento ácido associado com um sistema adesivo, prévio a colocação de selante de fossas e fissuras parece resultar em melhores resultados com relação a degradação marginal, no entanto em crianças menores ou não colaboradoras a utilização de um selante autocondicionante ou mesmo a utilização apenas do selante sem acondicionamento prévio da superfície do esmalte parece ser uma abordagem com bons resultados