Transferência da glândula submandibular na prevenção da xerostomia pós-radioterapia. Uma revisão sistemática.
Resumen
Introdução: O cancro da cabeça e do pescoço é um dos mais difundidos do mundo. Há diferentes opções de tratamento por esse tipo de cancro, como a cirurgia, a quimioterapia e/ou a radioterapia. A RT, previne efetivamente a proliferação de células tumorais, mas causa efeitos colaterais. A xerostomia é um efeito comum devido a RT, mais da metade dos doentes são afetados. A sua qualidade de vida é muito afetada pela xerostomia, assim é essencial prevenir esse distúrbio. Existem várias opções para prevenir a xerostomia, incluindo a técnica de transferência da glândula submandibular.
Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi analisar a influência da técnica de TGSM para prevenção da xerostomia induzida pela RT nos doentes com cancro da cabeça e do pescoço.
Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, entre Janeiro 2011 e Março 2021, nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Cochrane Library. Foram selecionados 8 artigos científicos dos 514 encontrados na pesquisa.
Resultados: Os artigos selecionados verificam um aumento significativo da função das glândulas salivares após a RT quando ocorre a TGSM e permanece por longo prazo. Assim, melhoria a qualidade de vida dos doentes com ocorrência reduzida de xerostomia. As complicações devidas a cirurgia são raras.
Conclusão: A TGSM melhora a incidência e a gravidade da xerostomia pós-RT. Demonstrou ser uma técnica de tratamento segura e eficiente.