Osseodensificação e a estabilidade primaria no implante Uma revisão sistemática integrativa
Abstract
RESUMO
Numa tentativa de aumentar a estabilidade do implante primário, foram introduzidas várias técnicas para melhorar a qualidade e a quantidade óssea. Recentemente, em 2014, foi introduzida uma nova técnica por Huwais, chamada osseodensificação, utilizando uma broca especialmente concebida, chamada Densah Bur (Versah, Jackson, MI), numa tentativa de superar a perda óssea associada a uma perfuração subtrativa e realizando uma perfuração não subtrativa, contrariando as técnicas convencionais.
Esta dissertação tem como objetivo analisar a técnica de osseodensificação e a sua relação com uma maior estabilidade primária e, consequentemente, uma maior taxa de sucesso na sobrevivência do implante em comparação à técnica convencional de osteotomia.
Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed de artigos publicados no período 2016-2021 utilizando a combinação de palavras-chave: Osseodensification, Densah, Implant stability, ridge expansion, low density bone.
Os estudos observacionais e experimentais incluídos nesta revisão mostram indicativos de uma possível melhoria da estabilidade primária no implante com a técnica citada anteriormente, embora tenha ainda de ser muito mais testada em humanos para poder ser usada no dia a dia.