Serão os compositos reforçados por fibras uma alternativa eficaz aos compositos bulk-fill ?
Resumen
As resinas compostas, com as suas propriedades mecânicas e resistência ao desgaste melhoradas, e dado o seu custo mais favorável, são o material de eleição na realização de restaurações diretas e para o preenchimento de cavidades posteriores. Os novos materiais reforçados com fibra apresentam uma maior resistência à fractura e módulo de flexão dentro da família de “bulk-fill”, mas pode ser facilmente utilizado em incrementos de 4 mm de profundidade e pode potencialmente corresponder à resistência da dentina.
O objectivo deste estudo é determinar se os short-fiber renforced composite (SFRC) são uma alternativa eficaz de tratamento em restaurações extensas no sector posterior relativamente aos compósitos ““bulk-fill”” tradicionais. Com recurso a palavras-chave de interesse, foi realizada uma pesquisa em PUBMED e, após determinação de alguns filtros de pesquisa, 24 artigos foram considerados para a realização deste estudo. Diferentes características dos compósitos foram analisadas e comparadas para ver se os SFRC são uma boa alternativa a os “bulk-fill” tradicionais nas restaurações extensas.
Os materiais SFRC exibem uma variedade única de fibras e polímeros na sua composição e, consequentemente, uma variedade de propriedades mecânicas e físicas melhoradas. A sua versatilidade e características fazem dos SFRC materiais importantes em grandes restaurações cavitárias, tanto em dentes vitais como não vitais; no entanto, devemos enfatizar a utilização correcta do material, de modo a obter benefícios de reforço e durabilidade.