Herpes simplex: manifestações e tratamentos em odontopediatria
Abstract
O vírus Herpes Simplex é um vírus de DNA composto por dois tipos: HSV-1 e HSV-2. Em geral HSV-1 está relacionado com a infeção oro-facial e HSV-2 para a área genital. Para o HSV-1 a infeção primária ocorre muitas vezes desde a infância e sua prevalência aumenta com a idade e baixo status socioeconómico.
Os objetivos desta revisão sistemática são entender em diferentes aspetos o vírus, as suas manifestações, ver os tratamentos instituídos para a criança e como é utilizado para fins médicos de investigação.
A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed usando as palavras-chave e as suas combinações e foram reunidos um total de 16 artigos considerados relevantes.
Este estudo irá resumir os aspectos gerais do vírus do herpes, principalmente o HSV1, as suas propriedades, sua estrutura, o seu modo de transmissão, e as complicações devidos ao herpes. Vários estudos avaliaram a prevalência do herpes, quando relacionada com outras doenças e com o nível socioeconómico baixo, mas também avaliaram fatores tais como a eficácia dos antivirais, e a utilização para fins terapêuticos, em crianças com cancro.
Este vírus está presente nos 5 continentes. Mas manifesta-se mais nas populações com nível socioeconómico baixo. O seu diagnóstico pode ser complicado devido à sua associação com outras doenças e à sua forte presença nas populações. Os antivíricos e as terapias alternativas, demonstraram a sua eficácia. O progresso científico permitiu a utilização de HSV como tratamento em pacientes com cancro pediátrico, permitindo a abertura a novos caminhos e vias de exploração.