Lesões de mancha branca no esmalte ao redor de aparelhos ortodônticos fixos
Resumen
Introdução: Há uma evidência estabelecida entre o uso de aparelhos fixos de ortodontia, na desmineralização do esmalte, provocando assim lesões manchas brancas (WSL) na peça dentária. As WSL comprometem não só a saúde dentaria, mas também a estética.
Objetivos: Determinar, mediante revisão literária, quais os melhores materiais e técnicas minimamente invasivas na prevenção e tratamento das WSL.
Material e métodos: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed considerando artigos publicados em inglês entre 2017 a 2022, utilizando as seguintes palavras chave: dental white spots, orthodontic brackets, dental caries, tooth white spots.
Resultados: Foram selecionados 15 artigos que abordam sobre materiais e técnicas para a prevenção e tratamento não invasivo das WSL. Desses , 3 são estudos sobre materiais para a prevenção, 9 dos referidos referem as técnicas restauradoras /remineralizadoras não invasivas e 3 contemplam as técnicas de condicionamento, bem como os materiais e as técnicas de colagem de brackets como métodos preventivos das WSL.
Discussão: É crucial, para o sucesso do tratamento, que tenhamos os pacientes muito motivados para uma adequada higiene oral, sabendo que o nível de risco de cárie aumenta exponencialmente no momento do tratamento ortodôntico. Existem já novos métodos de remineralização, muito prometedores, mas os métodos tradicionais ainda continuam a ser eficazes para a prevenção e tratamento das WSL.
Conclusão: Devemos conhecer o nível de risco de cáries do paciente antes de se levar a cabo o tratamento de ortodontia, para , deste modo, poder aplicar protocolos de prevenção, aumentando o nível de mineralização dentária antes, durante e depois do tratamento de ortodontia. O médico dentista tem de ter a capacidade de deteção das WSL, utilizar as técnicas de colagem de aparelhos fixos ajustadas e que promovam o menor tempo de tratamento, diminuindo assim, o risco de WSL.