Os benefícios do ácido hialurónico como coadjuvante no tratamento da periodontite
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Depussay, Jeanne Emmanuelle Annick
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: O tratamento da doença periodontal está em constante evolução. No entanto, a injeção de ácido hialurónico, que está naturalmente presente nos tecidos saudáveis, pode ser benéfica para a cicatrização do periodonto lesado.
Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática integrativa é avaliar os benefícios do ácido hialurónico como tratamento complementar para a periodontite.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliografica na base de dados PUBMED e Research Gate, entre os anos 2011 e 2021, em lingua inglesa, sobre seres humanos, utilizando as seguintes palavras-chave: ((periodontitis) AND (hyaluronic acid)) OR ((hyaluronan) AND (periodontal disease)) OR ((hyaluronan) AND (root planing)).
Resultados: A pesquisa identificou 165 estudos, dos quais 16 foram considerados relevantes para este estudo.
Discussão: A maioria dos autores conclui que o ácido hialurónico tem um efeito positivo na periodontite, nomeadamente em melhorando parâmetros clínicos tais como: BoP, PPD, CAL, PI e GI e reduz a proliferação de certas bactérias: Actinomycetemcomitans A. e Campylobacter rectus. Naturalmente presente na gengiva e no ligamento periodontal, HA também desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização dos tecidos periodontais.
Conclusão: A aplicação de ácido hialurónico pode ser considerada como um tratamento eficaz, complementar ao tratamento periodontal não cirúrgico. De facto, melhora significativamente os parâmetros clínicos e estabiliza baixos níveis de flora microbiana periodontopatogénica. Os resultados destes artigos são muito promissores, mas a sua utilização na medicina dentária é ainda demasiado recente, e são necessários estudos futuros para estabelecer um protocolo preciso e eficaz.