Ebiino, forma de mutilação oral infantil em África; rituais, consequências e impactos
Resumo
Introdução: Ebiino é um termo que significa “falsos dentes”, mas é também uma forma de mutilação oral infantil que afeta mais de 25 milhões de crianças na África Oriental. Esta mutilação é considerada em algumas tribos com um ritual de passagem à vida adulta, um sinal de beleza e força, contudo, noutras tribos diz-se que é curativo, pois alivia crianças de dore, febre ou diarreia.
Objetivos: Compreender de que forma a Ebiino afeta a qualidade de vida das crianças.
Materiais e métodos: Formulou-se uma questão de investigação, segundo a estratégia PICOS e orientação PRISMA. A pesquisa nas bases de dados: PubMed, PMC (US National Library of Medicine National Institutes of health) utilizou combinações de palavras-chave, e incluiu artigos entre 2012 e 2022 em inglês.
Resultados: As crianças sofrem de muitos traumas, tanto físicos como psicológicos. As consequências são terríveis: VIH, hepatite, tétanos, sangramento, desidratação, dentes mal posicionados.
Discussão: Muitos filhos de imigrantes acabam nos países desenvolvidos, o que significa que cada vez mais dentistas são confrontados com isto. É importante saber como lidar com este tipo de paciente como um todo.
Conclusão: As crianças sofrem de muitos traumas, tanto físicas como psicológicos. Os dentes, mais comuns, extraídos são os caninos em circunstâncias horríveis. Hoje em dia, muitas campanhas de informação informam sobre a mutilação oral infantil, a fim de mudar as mentalidades.