High and low frequency vibration in orthodontic tooth movement
Abstract
Introdução: Ortodontia é uma área da medicina dentária em que a evolução das técnicas é omnipresente e que tem como um dos mais recentes objetivos acelerar e optimizar o movimento dentário. Nos últimos anos, assistimos ao surgimento de várias técnicas de aceleração do movimento ortodôntico como, por exemplo, a vibração que é um método não invasivo e que pode ser aplicado em conjunto com o tratamento ortodôntico de forma a aumentar a taxa de movimento dentário.
Objectivos: Avaliar os efeitos das vibrações de alta e baixa frequência no movimento ortodôntico.
Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na seguinte base de dados PubMed em Fevereiro de 2022, usando palavras-chave específicas: (((orthodontics[MeSH Terms])) OR (orthodontic movement[MeSH Terms])) OR (tooth movement[MeSH Terms])) AND (vibration[MeSH Terms]) OR (((high frequency[MeSH Terms]) OR (low frequency[MeSH Terms]))).
Resultados: A pesquisa identificou 4945 artigos, dos quais 15 foram seleccionados tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão. Sete estudos utilizaram as vibrações de baixa frequência, são até 30 Hz e não parecem afectar o movimento dentário. Oito estudos utilizaram as vibrações de alta frequência, excedem 30 Hz e parecem potenciar o movimento dentário.
Conclusão: As vibrações de baixa frequência não parecem ter efeito na aceleração do movimento dentário, enquanto as vibrações de alta frequência parecem acelerar consideravelmente o movimento ortodôntico. No entanto, os mecanismos exactos necessários para a sua utilização optimizada permanecem pouco claros e são necessários mais estudos para melhor definição dos parâmetros de estimulação.