Revisão integrativa sobre a influência da instrumentação subgingival em pacientes grávidas com doença periodontal em risco de parto prematuro
Resumo
Introdução: A doença periodontal nas mulheres grávidas é um problema de saúde pública mundial referenciado há mais de vinte anos. A doença periodontal em mulheres grávidas tem sido associada a um risco relativo aumentado de resultados adversos durante a gravidez, tais como aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso à nascença. A instrumentação subgengival na tem como missão a remoção mecânica do biofilme e o cálculo subgengival.
Objetivos e hipóteses: O objetivo deste trabalho é demostrar se a eficácia da instrumentação subgengival em mulheres grávidas com doença periodontal reduze o risco de parto prematuro e/ou bebés com baixo peso à nascença.
Resultados: Para este trabalho foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, Cochrane, LILACS e EBSCO usando a seguinte combinação de termos de pesquisa: «Periodontal diseases» ; « Non surgical treatment » ; « Preterm births » ; « Biomarker inflamatory » , « Microbiology periodontal test » ; « Periodontal treatment ». Foram selecionados artigos escritos em inglês, publicados durante os últimos 15 anos, num total de 85 artigos, dos quais foram selecionados 9 por possuírem os critérios de inclusão definidos. A influencia é avaliada mediante parâmetros periodontais, inflamatórios e microbiológicos.
Conclusão: Poucos estudos mostram resultados positivos a favor da eficácia da instrumentação subgengival para reduzir o risco de parto prematuro e/ou baixo peso à nascença. No entanto, concordam que a instrumentação subgengival durante o segundo semestre ajuda a melhorar a saúde periodontal das mulheres grávidas.