HIPOMINERALIZAÇÃO INCISIVO-MOLAR - ETIOLOGIA E TRATAMENTO
Resumen
Introdução - A hipomineralização incisivo molar (HIM) é uma displasia do esmalte dos dentes, que pode afetar um ou mais primeiros molares permanentes. Frequentemente também associada aos incisivos permanentes. Os pacientes com esta alteração apresentam vários problemas clínicos, que podem incluir desgaste dentário acentuado, perda de esmalte, aumento da suscetibilidade à cárie, sensibilidade dentária e alteração de cor.
Objetivos - Uma melhor compreensão da etiologia, prevalência e tratamentos da Hipomineralização Incisivo Molar.
Material e métodos - Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, considerado artigos publicados em inglês entre 2015 e 2022, utilizando as seguintes palavras-chave: “molar incisor hypomineralization”, “prevalence”, ““etiology”, “clinical features”, “diagnosis” and “treatment“
Resultados - Foram selecionados 26 artigos, que descrevem o diagnóstico, prevalência tratamento e qualidade de vida dos pacientes.
Conclusões - A sua etiologia permanece ainda não totalmente definida.
A escolha do tipo de tratamento vai depender da severidade do caso, que pode variar de leve a grave, e pode ir desde a restauração com materiais adesivos até à extração destes.