Impacto da ortodontia na postura corporal. Revisa~o sistema´tica integrativa
Abstract
Introdução: A importância do papel do tratamento ortodôntico na qualidade da oclusão e na condição das arcadas dentárias é baseada em evidências científicas. Uma nova abordagem questiona o facto de se tratar de uma má oclusão com uma deformação postural associada sem corrigir também este defeito postural.
Objetivo: O objetivo principal é estabelecer uma correlação entre o tratamento ortodôntico e o impacto positivo no desenvolvimento postural. Como objetivo secundário definir a importância do diagnóstico postural no exame clínico.
Materiais e métodos: Uma pesquisa eletrónica foi realizada nas bases de dados PubMed com uma limitação de 10 anos com os Mesh term “Orthodontics”, “Orthodontic Appliances”, “Posture”, “Cervical Vertebrae” e “Facial Muscles/physiopathology”.
Resultados: A pesquisa identificou 72 estudos, dos quais 15 foram selecionados para a elaboração deste trabalho.
Discussão: O tratamento ortodôntico tem impacto na postura corporal ao nível da: cabeça, côndilos, mandíbula, ATM, olhos, a coluna cervical, dorsal e lombar, ombros, omoplatas, o manúbrio, processos coracoides, joelhos, tornozelos, pés, e nervo trigêmeo.
Conclusão: O tratamento ortodôntico apresenta impacto positivo no alinhamento de estruturas para a postura do paciente. A ortodontia mostra uma correlação positiva no desenvolvimento postural nomeadamente a nível superior do corpo. É importante um diagnóstico postural na consulta de ortodontia.