A aplicação de ácido hialurônico como suplemento na terapêutica periodontal regenerativa
Fecha
2022Autor
Oberlé, Romane Maria Fortunée Salomé
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução: Atualmente um desafio para os médicos dentista é conseguir tratar a doença periodontal e suas consequências relacionadas com a recessão gengival e perda óssea.
Objetivo: A partir duma revisão sistemática integrativa, o objetivo deste trabalho é demostrar a eficácia da aplicação do ácido hialurônico como complemento na terapêutica periodontal regenerativa.
Material e Métodos: Utilizamos para a nossa investigação a base de dados científicos, como Cochrane, PubMed e GoogleScholar. Para a realização deste trabalho foi feita uma revisão de artigos recentes, datados de 2012 até ao presente.
Resultados: Fizemos uma pesquisa, com um número inicial de 169 artigos. Na sequência de uma revisão, 28 pareciam ser as mais relevantes. Destes, 14 foram utilizados para criar tabela comparativa. E 14 outros foram utilizados de forma complementar, uma vez que cumpriram o objetivo deste estudo.
Discussão: É necessária uma comparação dos artigos para esta discussão. Vamos tentar estabelecer uma relação estreita entre cada um deles. A injeção de ácido hialurônico em complemento à terapêutica periodontal regenerativa parece ser benéfica para os pacientes. A análise destes artigos permite-nos concluir que este novo tipo de tratamento parece promissor para o futuro.
Conclusão: Este tratamento cirúrgico regenerativo, que utiliza ácido hialurônico para tratar a recessão gengival e perda óssea, parece ser promissor. É interessante e encorajador, mas como a sua utilização na medicina dentária é ainda nova, falta estudos sobre este assunto. O ácido hialurônico é inquestionavelmente um material do futuro para os médicos dentistas, porque é usado para promover tratamento tal como gengivites, perda de papila e cicatrização cirúrgica.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Regeneração Periodontal de Defeitos de Furca: O Estado da Arte
Costa, Dina Alexandra Batista da (2018)São três os principais objectivos da presente revisão narrativa: avaliar os tipos de materiais existentes na actualidade para a regeneração periodontal de defeitos de furca, as diferentes opções terapêuticas existentes e, ... -
A influência dos probióticos no tratamento da doença periodontal
Ribeiro, Ivone Borges (2021)Introdução: A disbiose do microbioma oral pode levar ao aparecimento da doença periodontal. O tratamento geralmente é mecânico podendo ser complementado com antibióticos e/ou antissépticos. Contudo, devido à problemática ... -
Revisão integrativa sobre a influência da instrumentação subgingival em pacientes grávidas com doença periodontal em risco de parto prematuro
Mathias, Apolline Marie (2022)Introdução: A doença periodontal nas mulheres grávidas é um problema de saúde pública mundial referenciado há mais de vinte anos. A doença periodontal em mulheres grávidas tem sido associada a um risco relativo aumentado ...