O GCF e os seus mediadores inflamatórios na atual classificação das doenças periodontais
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Borges, Ana Helena Albuquerque Mota Vieira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A doença periodontal ocorre através da destruição direta dos tecidos, a partir da libertação bacteriana de produtos deletérios, e através de destruição indireta, pela resposta imunitária exacerbada do hospedeiro. Esta resposta leva a uma libertação de mediadores inflamatórios, tais como citocinas e reguladores de reabsorção óssea. Estes potenciais biomarcadores podem ser detetados no fluido crevicular gengival (GCF) e podem indicar o atual estado de inflamação dos tecidos, permitindo diferenciar saúde periodontal de periodontite, nos seus diferentes estadios.
O presente estudo visa analisar a presença de mediadores inflamatórios, tais como IL-17A, IL-1β, OPG e RANKL, em pacientes saudáveis e com periodontite, e comparar os perfis de ambos os grupos, diferenciando estadios I e II de estadios III e IV.
Foram incluídos 68 indivíduos: 22 diagnosticados como saudáveis e 46 com periodontite nos estadios I-IV, pela nova classificação. A recolha de amostras de GCF foi realizada através da inserção de cones de papel no sulco gengival. As amostras de GCF foram, posteriormente, analisadas quantitativamente para os mediadores inflamatórios, utilizando um kit multianalítico de esferas por citometria de fluxo.
A comparação entre os mediadores mostrou valores mais elevados de IL-1β no grupo dos estadios III/IV em comparação com os grupos I/II e saudável, com significância estatística (p<0,001). IL-17A mostrou igualmente um valor mais elevado no grupo III/IV em comparação com o grupo saudável (p=0,016).
Assim, como descrito na literatura, estes resultados reiteram o potencial da IL-1β e da IL-17A como biomarcadores de diagnóstico na nova classificação das doenças periodontais.