O impacto da Diabetes Mellitus tipo 1 nas doenças periodontais
Abstract
Introdução: A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença crónica que se caracteriza pela ausência ou reduzida produção de insulina pelo pâncreas. A hiperglicemia, que surge como consequência da falta de insulina a longo prazo, contribui para as complicações que se verificam nos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1, sendo as doenças periodontais uma dessas complicações. As doenças periodontais, tais como a gengivite e a periodontite, são infeções localizadas que ocorrem no periodonto, que resultam principalmente do biofilme existente na cavidade oral e que conduzem à destruição dos tecidos de suporte dos dentes.
Objetivo: O objetivo principal consiste em avaliar se a Diabetes Mellitus tipo 1 pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais.
Materiais e métodos: As pesquisas bibliográficas foram realizadas no Pubmed, usando uma restrição temporal de 10 anos e incidindo em estudos em inglês e realizados em humanos. Desta pesquisa selecionaram-se 15 estudos de acordo com os critérios estabelecidos.
Resultados: Verificou-se que a presença de gengivite e periodontite foi superior em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 quando comparados com pacientes sistemicamente saudáveis. As doenças periodontais também foram mais incidentes em pacientes com maior curso da doença e pior controlo metabólico, demonstrando a importância de um bom monitoramento e conhecimento da diabetes, não só por parte do paciente, mas do seu Médico Dentista.
Conclusão: A Diabetes Mellitus tipo 1 é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais, sendo a hiperglicemia, que lhe é característica, o fator principal desencadeante.