Saliva, fluido fisiológico relevante na atual classificação das doenças periodontais?
Resumo
A doença periodontal é uma condição inflamatória induzida pelas bactérias do
biofilme dentário, que desencadeiam um processo imune. No decorrer do processo
inflamatório, há libertação de imunomediadores como IL-1β, IL-17A, RANK-L e OPG que se
encontram na saliva e abrem a possibilidade de predizer um diagnóstico rápido e pouco invasivo da periodontite. (1)
O nosso objetivo foi avaliar a concentração de IL-1β, IL-17A, RANK-L e OPG em amostras de saliva e relacionar os resultados com a atual classificação das doenças periodontais.
Para o estudo selecionamos uma amostra de 68 indivíduos, incluindo saudáveis e com periodontite, com base na atual classificação em estadios I-IV. Nestes indivíduos, foi recolhida e tratada a saliva e posteriormente determinados os níveis de IL-1β, IL-17A, RANK- L e OPG, usando o Kit Beads Multi-analyte Flow Assay da LegendPlex por citometria de fluxo.
A análise estatística fez-se com recurso aos testes de Kruskal-Wallis, Dunn, Bonferroni, Qui-quadrado e ANOVA.
A análise dos resultados mostrou, na saliva, valores mais elevados de IL-1β, IL-17A e RANK-L no grupo de indivíduos com periodontite estadio III/IV comparativamente aos indivíduos com periodontite estadio I/II e saudáveis. Contudo, só o imunomediador RANK-L apresentou diferenças estatisticamente significativas entre grupo com periodontite III/IV e grupo saudável.
O imunomediador RANK-L poderá vir a ser considerado relevante no diagnóstico preditivo da periodontite nos diferentes estadios.