Aplicação da Toxina Botulínica para Correção do Sorriso Gengival
Résumé
Introdução: O sorriso é uma expressão facial de felicidade, bom humor e bem-estar.
Consideramos uma condição esteticamente desagradável quando a exposição gengival é maior do que 3mm, tendo a denominação de Sorriso Gengival.
Objetivo: Analisar aplicação de TBA para correção do SG, avaliando a efetividade, durabilidade, satisfação e complicações.
Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados da PubMed, utilizando vários termos de pesquisa. Foram identificados 1285 artigos dos quais apenas 18 se encontravam nos critérios de inclusão estabelecidos.
Resultados: A efetividade revelou-se boa mas sofre uma redução gradual com o tempo; a durabilidade apresenta resultados compreendidos entre 3 e 6 meses, contudo, existem autores que referem 2 semanas a 20 meses; relativamente à satisfação os pacientes obtiveram elevado grau; as complicações referidas são: espasmos, hematomas, cefaleias intensas.
Discussão: A TBA é considerado um método eficaz e um bom coadjuvante para correção do SG. Existem divergências entre autores na durabilidade, podendo ir das 2 semanas aos 20 meses, contudo, o efeito tende a ser estável até às 8 semanas de acompanhamento e a exposição pode não atingir valores basais em 12 semanas. Os autores constaram uma boa efetividade, podendo sofrer redução com o tempo; foi obtido um grau elevado de satisfação; hematoma extra-oral, espasmos, cefaleias foram parte das complicações referidas. Ensaios clínicos randomizados bem delineados são necessários para fortalecer as evidências.
Conclusão: o tratamento do SG com recurso à TBA é eficaz, apresenta elevados índices de satisfação, apesar de originar algumas complicações clínicas. No entanto apresenta pouca durabilidade.