CBCT evaluation of Calcium Hydroxide Intracanal Medicament removal comparing XP-Endo Finisher, Ultrasonic Irrigation, Irrigation with manual cone activation and Irrigation only: An Ex-Vivo Study
Resumo
Introdução: A instrumentação e desinfeção no tratamento endodôntico nem sempre são suficientes para reduzir de forma eficaz os microorganismos do sistema de canais radiculares. O hidróxido de cálcio (HC) é pelas suas características o medicamento intracanalar de eleição entre sessões, no entanto, a sua remoção torna-se mandatória pois remanescentes do mesmo podem resultar no eventual insucesso do tratamento.
Objetivo: utilizar a tomografia computorizada por feixe cónico (CBCT) para avaliar a remoção de uma pasta radiopaca de hidróxido de cálcio (Ca[OH]2) dos incisivos centrais extraídos após quatro protocolos de ativação do irrigante.
Materiais e métodos: 60 incisivos centrais maxilares extraídos foram preparados até uma lima Reciproc Blue 50. Pasta de hidróxido de cálcio radiopaco foi introduzida no canal e deixada por duas semanas. Posteriormente, o medicamento intracanalar foi removido por quatro técnicas de irrigação diferentes: Irrigação convencional, irrigação convencional ativada por cone de guta, irrigação ultrasónica passiva e ativação com XPendo finisher. Avaliação volumétrica foi realizada com CBCT.
Resultados: Remanescentes foram encontrados em todos os grupos experimentais, no entanto, a XPendo finisher e a PUI foram capazes de remover por completo o CA(OH)2 de alguns dentes. Nenhuma diferença estatística foi encontrada entre todos os grupos, mas a XPendo finisher obteve os resultados mais elevados de remoção com uma percentagem média de 96,92%.
Conclusão: Verificou-se que a adição de um equipamento específico de ativação do irrigante é mais eficaz do que apenas a irrigação convencional por si só. A XPendo finisher apresenta-se um método eficaz e consistente. Além disso, o CBCT provou ser uma ferramenta útil e prática para a realização deste estudo.