ABORDAGEM TERAPÊUTICA DA HIPOMINERALIZAÇÃO INCISIVO MOLARREVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA
Résumé
Introdução: Os defeitos de esmalte são um dos grandes desafios nos dias de hoje, em nossas clínicas dentárias, especialmente em crianças. Uma condição específica desses defeitos de esmalte é a hipomineralização incisivo molar (HIM). Existem várias possibilidades de tratamentos e vários fatores a serem analisados antes da escolha do tratamento adequado.
Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática integrativa foi procurar e avaliar os distintos tratamentos para a hipomineralização incisivo-molar nos distintos estádios da doença.
Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa eletrónica na base de dados PUBMED, EBSCO, SCIELO, RESEARCHGATE e JISC LIBRARY HUB DISCOVERY de publicações científicas, utilizando as seguintes palavras-chave “Dental enamel hypoplasia”, “Dental materials”, “Dental care for children”. A pesquisa limitou-se a estudos publicados em inglês entre 2012 e 2022.
Discussão: O tratamento varia desde a aplicação tópica de flúor, a restaurações e extrações. As decisões de tratamento dependem do grau de envolvimento dentário da HIM. O uso de verniz fluoretado é essencial no início de qualquer tratamento para reduzir a suscetibilidade presente nesses casos.
Conclusão: A prevenção e o tratamento precoce são a base para a preservação dos elementos dentários sendo necessário fazer a melhor escolha em cada estádio desta doença.