Abordagem interdisciplinar de dentes conóides associados ou não a AILM
Resumo
Introdução: O sorriso é uma das caraterísticas mais importantes da personalidade. Uma pequena alteração num dente, quando todos os outros apresentam dimensões e cor normais, tem impacto visual imediato. São várias as opções disponíveis para a reabilitação de um dente conoide, desde restaurações diretas em resina composta à extração e colocação de uma coroa implanto-suportada.
Objetivos: Encontrar na literatura a solução mais estética, funcional e duradoura para a reabilitação estética de um dente conóide. Como objetivos secundários pretende-se identificar protocolos clínicos simplificados.
Materiais e Métodos: Revisão Sistemática Integrativa de artigos obtidos pela busca realizada nas bases de dados Medline/Pubmed e Science Direct, através da combinação das palavras-chave na fórmula Booleana: (“Peg shaped” AND (Ceramics OR Resin OR CAD OR Orthodontics) AND Tooth), desde 1 de Janeiro de 2012 até 15 de Julho de 2022.
Resultados: A pesquisa bibliográfica resultou num total de 127 artigos científicos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 13 estudos para a análise de qualidade. Dos estudos selecionados, 12 eram casos clínicos, sendo 6 deles sobre restaurações diretas com resina composta, e os restantes sobre soluções alternativas.
Conclusões: Os dentes conoides não causam apenas problemas estéticos dentários, podendo causar múltiplos diastemas, desvios da linha média e desequilíbrios da oclusão. De todas as opções apresentadas, a restauração direta com resina composta é a solução mais conservadora, mais económica e a que tem melhor aceitação pelo paciente. Estudos comparativos entre as diferentes soluções são praticamente inexistentes.