Influência da translucidez da zircónia no grau de conversão dos cimentos de resina. Uma revisão integrativa
Résumé
A zircónia é atualmente uma boa escolha para reabilitações dentárias, totais ou parciais, devido às suas importantes vantagens, tais como excelentes propriedades mecânicas, melhor estética, boas propriedades químicas, radiopacidade e baixo potencial de corrosão.
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a influência da translucidez da zircónia no grau de conversão dos cimentos de resina em artigos nos últimos 5 anos.
A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed. Foram recolhidos 10 artigos. Na plataforma ScienceDirect, foram encontrados 9 artigos. Após os critérios de inclusão foram seleccionados 5 artigos. Foram excluídos artigos não relacionados diretamente com o tema abordado. Na pesquisa manual foram escolhidos 5 artigos para complementar a revisão.
Independentemente do tipo de cimento de resina utilizado, os grupos fotopolimerizados através da zircónia apresentavam valores de grau de conversão de monómeros mais elevados comparativamente com grupos polimerizados apenas através do processo de autopolimerização. Os cimentos de resina contendo maior Trietilenoglicol dimetacrilato exibiam o grau de conversão superior. Para espessuras ≥2mm, foram observadas reduções significativas no grau de conversão. A translucidez da zircónia é uma variável que determina o grau de conversão dos cimentos à base resina. Outros fatores que podem influenciar o grau de conversão, tais como a tonalidade, espessura do material cerâmico e composição. O grau de conversão afeta todo o processo de cimentação, portanto, um baixo grau de conversão afeta negativamente a adesão do material cerâmico e, por conseguinte, as suas propriedades físicas e mecânicas.