Influence of social media on self-image and smile in a population of French and Portuguese adolescents A cross-sectional observational or prevalence study
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Data
2024Autor
Bodart, Victoire Frédérique Blandine
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Introdução: As redes sociais têm um impacto significativo na autoestima e na perceção da imagem facial dos adolescentes, levando ao aumento da insatisfação corporal e à pressão para se conformarem com padrões de beleza irrealistas. Essas redes afetam a autopercepção corporal dos adolescentes, incluindo o sorriso, influenciando as decisões sobre o tratamento ortodôntico.
Objetivo: Avaliar a influência das redes sociais na autoimagem e no sorriso de adolescentes portugueses e franceses.
Materiais e métodos: Foram recolhidos 204 questionários de adolescentes entre os 13 e os 18 anos sobre a influência das redes sociais na autoimagem e no sorriso. Participaram 103 adolescentes portugueses e 101 franceses.
Resultados: 57,1% dos adolescentes portugueses passam 2-3 horas diárias nas redes sociais, enquanto 52,2% dos adolescentes franceses passam mais de 3 horas. Os adolescentes franceses utilizam principalmente o Snapchat + TikTok (93,8%) e o Snapchat + WhatsApp (92,9%), enquanto os adolescentes portugueses preferem o Instagram + TikTok + WhatsApp (100,0%). Os tratamentos dentários para melhorar o sorriso/ a oclusão foram referidos por 44,7% dos adolescentes portugueses e 55,3% dos franceses.
Discussão: Os adolescentes portugueses apresentaram níveis de autoimagem mais elevados do que os seus pares franceses. Estes resultados estão em consonância com a literatura que associa as redes sociais a preocupações com a imagem corporal, destacando as diferenças culturais no impacto das redes sociais na auto-perceção e nas escolhas estéticas dentárias.
Conclusão: As redes sociais influenciam significativamente a autoimagem corporal dos adolescentes, afetando consequentemente as escolhas estéticas dentárias Introduction: Social media have a significant impact on adolescents' self-esteem and perception of facial image, leading to increased body dissatisfaction and pressure to conform to unrealistic standards of beauty. These media affect adolescents' self-perception of their body, including their smile, influencing decisions about orthodontic treatment.
Objective: To assess the influence of social networks on the self-image and smile of Portuguese and French adolescents.
Materials and methods: 204 questionnaires were collected from adolescents aged between 13 and 18 on the influence of social networks on self-image and smile. 103 Portuguese and 101 French adolescents took part.
Results: 57.1% of Portuguese teenagers spend 2-3 hours a day on social media, while 52.2% of French teenagers spend more than 3 hours. French teenagers mainly use Snapchat + TikTok (93.8%) and Snapchat + WhatsApp (92.9%), while Portuguese teenagers prefer Instagram + TikTok + WhatsApp (100.0%). Dental treatments to improve the smile/ the occlusion were mentioned by 44.7 per cent of Portuguese teenagers and 55.3 per cent of French teenagers.
Discussion: Portuguese adolescents had higher levels of self-image than their French peers. These results are in line with the literature associating social media with body image concerns, highlighting cultural differences in the impact of social networks on self-perception and dental aesthetic choices.
Conclusion: Social media significantly influence adolescents' body self-image, consequently affecting dental aesthetic choices.