Protocolo de exploración podológico infantil para pacientes con trastornos del desarrollo
Abstract
Este projeto corresponde ao trabalho final do Mestrado em Podologia Pediátrica da CESPU. Os estágios decorreram em Barcelona através do programa ERASMUS e a experiência é compilada neste trabalho. A motivação deste trabalho reside na inexistência prévia de um protocolo de podologia pediátrica específico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento. Objetivo: Realizar um protocolo de exame podológico pediátrico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento e testar sua aplicabilidade no contexto clínico. Metodologia: estudo exploratório. Na primeira parte, há uma revisão sistemática dos testes existentes para avaliação motora das extremidades inferiores e na segunda, a implementação do protocolo e sua aplicação em uma amostra de 27 sujeitos com distúrbios do neurodesenvolvimento na escola de educação especial Can Rigol. São determinados os procedimentos estatísticos para a coleta de dados, bem como a análise qualitativa das notas de campo realizadas durante as explorações. Resultados: Determina-se a elaboração completa do protocolo de exploração em suas duas partes e a necessidade de modificação de quatro itens para melhorar sua aplicabilidade. Conclusões: é apresentado um protocolo de exame podológico pediátrico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento (DRK). Respondendo ao objetivo secundário de testar a aplicabilidade do Protocolo, podemos afirmar que há indícios para pensar que o protocolo pode ser aplicado, embora sejam necessários estudos mais conclusivos e maiores para melhorar sua aplicabilidade.