Promoção da Saúde Mental na Adolescência no Âmbito da Saúde Escolar. Relatório de Natureza Profissional
Résumé
Com o aumento das perturbações mentais nos adolescentes, assiste-se a um progressivo interesse pela promoção da saúde mental dos mesmos. A literatura reconhece que a primeira ajuda em saúde mental é determinante no ajustamento psicossocial, no sucesso escolar e nos ganhos em saúde de toda a comunidade.
A intervenção de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nas escolas representa uma
excelente estratégia de ação na promoção da saúde mental das crianças e adolescentes.
Com o intuito de perceber a eficácia dos programas de promoção de saúde mental na adolescência no âmbito da saúde escolar, utilizou-se uma metodologia de projeto que foi realizada através de uma revisão integrativa da literatura. A literatura evidenciou que os projetos no âmbito da saúde mental incluídos nos programas de saúde escolar, tem revelado bons níveis de eficácia, na deteção precoce e prevenção de situações potencialmente graves nos adolescentes.
Recorrendo à metodologia de projeto, construiu-se um programa de primeira ajuda em saúde mental para adolescentes visando aumentar os níveis de literacia, e paralelamente no estágio da comunidade construiu-se ainda, um projeto de intervenção psicoeducativa para docentes, que tem como principal objetivo a promoção da saúde mental e a prevenção do Burnout nos professores.
O presente relatório reflete o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica.