Prevenção da confusão aguda em utentes adultos internados em contexto de psiquiatria: Intervenções autónomas de enfermagem
Voir/ Ouvrir
Date
2023Auteur
Silva, Isabel Cristina Fernandes da
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
A confusão aguda define-se como um distúrbio na atenção, consciência e cognição, com alterações na atividade psicomotora e orientação reduzida para o ambiente. Estas alterações desenvolvem-se num curto período de tempo, são maioritariamente precipitadas por eventos agudos e são reversíveis em 50% dos casos. Existe um conjunto de intervenções autónomas do enfermeiro, quer no âmbito da prestação de cuidados gerais, quer das competências específicas do enfermeiro especialista em Saúde Mental, capazes de auxiliar na sua prevenção.
Este relatório de estágio pretende, por um lado, sistematizar os resultados obtidos na revisão integrativa da literatura previamente realizada, identificando intervenções autónomas do enfermeiro capazes de prevenir a confusão aguda.
Foi aplicado um conjunto de intervenções psicoterapêuticas (relaxamento e psicoeducação) a uma amostra de seis utentes, por um lado, e 17 cuidadores formais, por outro. As intervenções implementadas visavam atuar na 1) Promoção do sono e conforto; 2) Promoção da Estimulação Sensorial e Otimização da Comunicação; e 3) Controlo da Dor e outros sintomas, previamente identificadas como algumas das áreas privilegiadas de intervenção com vista à prevenção da confusão aguda. Foi utilizada uma pesquisa descritiva e reflexiva na análise dos resultados obtidos, que vieram realçar a importância destas intervenções.
O segundo objetivo deste relatório é explanar as atividades desenvolvidas durante os três momentos de ensino clínico integrados no plano curricular do I Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, refletindo sobre o percurso conducente ao desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista (comuns e específicas) e realçando a importância dos estágios na consolidação das aprendizagens. Faremos a análise dos objetivos definidos no início de cada momento de estágio, comparando-os com os resultados obtidos e com as competências adquiridas e avaliando a evolução e crescimento, quer no plano profissional, quer no plano pessoal.