A Pessoa com Cognição Comprometida: Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no diagnóstico e intervenção precoce.
Resumen
O envelhecimento é um processo complexo, sendo uma das suas possíveis dimensões o declínio cognitivo. A Perturbação Neurocognitiva Major (PNCm) e a Perturbação Neurocognitiva Ligeira (PNCl) são incidentes nesta população. Em enfermagem devemos ter uma perspetiva mais abrangente e falar de pessoa com cognição comprometida. No contexto português, dados epidemiológicos estimam que a população portuguesa com mais de 65 anos será de 1/3. O Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica deve procurar a melhor evidência científica que vise por um lado, a autonomia da pessoa com cognição comprometida, e por outro diminua o impacto nos serviços de saúde nos próximos anos.
O presente relatório tem três objetivos principais. O primeiro objetivo é descrever o percurso realizado, durante os estágios de natureza profissional I, II e II do 1º Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, e o segundo refletir sobre este percurso e o desenvolvimento das competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). Como terceiro objetivo perceber qual o papel do Enfermeiro EESMP no diagnóstico e intervenção precoce da pessoa com cognição comprometida.
Para a elaboração deste relatório foi utilizada metodologia e linguagem científica, sendo construído através de um processo descritivo e reflexivo sobre o percurso, mas também baseado em consulta bibliográfica e busca por evidências científicas através de duas revisões integrativas da literatura. A primeira Revisão Integrativa da Literatura (RIL) sustenta a intervenção realizada na unidade de cuidados na comunidade através do Projeto de Enfermagem Viver com Demência. A segunda RIL, surge como necessidade observada na comunidade e como resultado da Prática Baseada em Evidência (PBE), procurando perceber qual o impacto da aplicação de programas de Treino Cognitivo Computorizado (TCC) em pessoas com cognição comprometida após Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O contexto específico de cada contexto de estágio, permitiu-me para além de um desenvolvimento pessoal, através do aprofundamento do meu autoconhecimento, um desenvolvimento profissional, uma vez que o desenvolvimento de atividades, e sua reflexão, permitiram que as competências de Mestre e Enfermeiro EESMP fossem adquiridas e desenvolvidas. Quanto ao papel dos enfermeiros EESMP, acima de tudo os que exercem nos cuidados de saúde primários, urge que estes foquem a sua prática na prevenção e identificação precoce de pessoas com cognição comprometida, bem como no desenvolvimento e aplicação de programas de intervenção cognitiva focados nas necessidades individuais, utilizando uma metodologia de gestão de caso.
Os estágios profissionais, pelo seu contexto, potenciam o desenvolvimento de competências, pessoais, emocionais e profissionais. O enfermeiro EESMP pelo seu conhecimento científico, competências e pela sua relação de proximidade com a pessoa, família e ou cuidador familiar deve desenvolver programas de prevenção, diagnóstico precoce e intervenção cognitiva que visem capacitar a pessoa com cognição comprometida, a sua família e ou cuidador familiar. Os resultados de programas de intervenção cognitiva, quando bem estruturados, planeados e em grupo apresentam resultados positivos na PNCl e demência inicial. É necessário desenvolver programas de intervenção cognitiva para pessoas com cognição comprometida após AVC.