A ação do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica junto da pessoa com ansiedade
Resumo
Foi efetuada uma revisão da literatura com o objetivo de identificar as intervenções do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica passíveis de reduzir a ansiedade na pessoa adulta com perturbação de ansiedade. Esta temática, que serviu de base para a definição do tema do trabalho e das intervenções de Enfermagem a realizar, revela-se importante, pois sabe-se que, atualmente, em Portugal, o registo de utentes com perturbações de ansiedade tem vindo a aumentar. A ansiedade, caracteriza-se como uma preocupação, pautada por sentimentos de ameaça, perigo ou angústia, que quando excessiva pode resultar num sofrimento significativo para a pessoa.
Assim, tendo em conta os resultados obtidos através da revisão integrativa da literatura efetuada, foi desenvolvida uma intervenção psicoterapêutica em Enfermagem, com base numa técnica de relaxamento muscular, a um grupo de utentes com sintomatologia ansiosa, em contexto de internamento para pessoas em fase de descompensação clínica aguda. Os resultados alcançados com a intervenção implementada foram ao encontro da evidência científica encontrada, obtendo-se ganhos em saúde, pelo que se recomenda a sua implementação nos contextos da prática clínica.
Ao longo do relatório, através de uma análise crítico-reflexiva, relatam-se as intervenções realizadas, bem como a sua estrutura e fundamentação teórica, em diferentes contextos clínicos, no âmbito da prestação de cuidados num internamento para pessoas em fase de descompensação clínica aguda, num contexto comunitário, e, por último num contexto de respostas diferenciadas. Todas estas intervenções foram realizadas, no sentido da aquisição e consolidação dos conhecimentos da área de especialidade e, ainda, no desenvolvimento das competências comuns e competências específicas que regulam e definem a prática do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Com efeito, considera-se que todo o percurso desenvolvido, atividades realizadas e experiências obtidas ao longo dos estágios, bem como como a aquisição de competências no domínio da investigação, contribuíram para o desenvolvimento de uma prática profissional especializada, sustentada na evidência científica mais atualizada, o que resultou num crescimento pessoal e profissional significativo como preparação sólida para o futuro enquanto enfermeira especialista.