Tecnologia CAD/CAM no tratamento da Dimensão vertical de oclusão reduzida por desgaste dentário
Résumé
O desgaste dentário é descrito como uma lesão não cariosa, podendo ser caracterizada como atrição, abfração, abrasão e erosão dentária. Uma das suas consequências é a redução da dimensão vertical de oclusão (DVO), que não tratada poderá levar a desordens temporomandibulares (DTM), sequelas funcionais e dor muscular.
Avanços recentes, com técnicas minimamente invasivas, possibilitaram a realização de restaurações através do desenho assistido por computador e manufatura assistida por computador (CAD/CAM), tornando assim a reabilitação mais exata, rápida e fácil de se fabricar.
O principal objetivo foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a tecnologia CAD/CAM no tratamento da DVO reduzida por desgaste dentário.
Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed, através da combinação dos seguintes Mesh terms: “tooth wear”, “dimension, vertical”, “Cad Cam”, “dental restoration, temporary”, “methacrylate, polymethyl”. Os critérios de inclusão envolveram artigos publicados no idioma inglês e português, entre os anos de 2012 a 2023. A pesquisa identificou um total 211 artigos, dos quais 12 foram selecionados para a realização desta revisão.
As restaurações provisórias desempenham um papel bastante importante no aumento progressivo da DVO, e contribuem para reunir informação relevante para o fabrico de restaurações definitivas.
Quando auxiliadas pela tecnologia CAD/CAM a situação torna-se ainda mais favorável, permitindo a fabricação de restaurações definitivas mais rapidamente e com redução de falhas.
Concluindo, o uso da tecnologia CAD/CAM no tratamento da DVO reduzida, revela-se uma abordagem eficaz e promissora, com resposta satisfatória a longo prazo.