EFFICACY AND RISKS OF AMBULATORY WHITENING VERSUS IN-OFFICE WHITENING
Resumen
Introdução: O interesse público pela estética em medicina dentária, incluindo o branqueamento dentário, tem vindo aumentar nos últimos anos. Atualmente, existem dois tipos de técnicas supervisionadas pelo médico-dentista: o branqueamento em ambulatório e o branqueamento em consultório. Considerando que o tempo de tratamento para a satisfação do paciente depende da concentração e da formulação do agente branqueador, bem como do esquema de aplicação, acredita-se que agentes branqueadores altamente concentrados proporcionem resultados satisfatórios em tempos mais curtos.
Objetivo: Avaliar a eficácia e os potenciais riscos associados ao branqueamento em ambulatório e em consultório de dentes permanentes, sem tratamento endodôntico.
Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados online Pubmed entre 2013 e 2023, usando as palavras-chave “dental bleaching”,” in-office bleaching” e “out-patient bleaching”.
Resultados: Após uma análise rigorosa com submissão aos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 10 artigos científicos.
Discussão: Os tratamentos em consultório são geralmente caracterizados pelo uso de altas concentrações de agentes oxidantes durante curtos períodos, enquanto os branqueamentos em ambulatório, com agentes menos concentrados, requerem períodos de tratamento mais longos.
Conclusão: Usualmente, a melhor opção é a combinação de diferentes sistemas branqueadores. No entanto, é importante destacar que todos os sistemas branqueadores apresentam efeitos secundários associados.