A Entrevista Motivacional como intervenção do Enfermeiro Especialista na Pessoa com Perturbação depressiva
Abstract
O enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica é um profissional de saúde altamente capacitado não apenas para intervir junto a indivíduos que apresentam alterações da saúde mental, mas também para implementar medidas preventivas, sendo também parte das competências deste.
Este relatório foi elaborado no contexto do 1º Curso de Mestrado da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Através deste, procuro descrever e refletir sobre o meu progresso no desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, durante os estágios de uma forma critico-reflexiva, e também no contributo para uma prática clínica baseada em evidência.
No contexto prático dos 3 estágios, procurei aplicar a entrevista motivacional como metodologia juntamente a outras intervenções psicoterapêuticas e psicoeducacionais. Com a aplicação da entrevista motivacional foi possível notar melhorias nos focos de enfermagem como o coping, ansiedade e humor, mas principalmente na adesão ao regime terapêutico.
Em suma, a Entrevista Motivacional mostra um impacto positivo em adultos com humor depressivo, melhorando os sintomas depressivos e ansiosos, além de promover o uso de estratégias de coping resilientes, associado a uma melhor adesão ao tratamento