Literacia em saúde mental em contexto escolar
Abstract
O presente documento que se inicia é objetivo da Unidade Curricular – Relatório de Estágio – que encerra, num conjunto de etapas, o 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Para a aquisição e desenvolvimento, tanto dos conhecimentos conquistados e aperfeiçoados nas aulas, quer das competências de intervenção específica do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, são preconizados 3 estágios curriculares de natureza profissional, respetivamente o Estágio I, II e III decorridos entre 16 de janeiro e 26 de maio de 2023.
Nesse âmbito, para este trabalho foram definidos os seguintes objetivos:
- Elaborar o relatório de estágio para a conclusão do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o qual terá apresentação com prova pública perante um júri;
- Refletir sobre a importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos diversos contextos onde intervém;
- Refletir sobre o processo de aquisição e desenvolvimento das competências no percurso dos estágios de natureza profissional, fundamentando as atividades realizadas com base na evidência científica, nos critérios éticos e na gestão;
- Promover uma prática baseada na evidência, realizando e desenvolvendo uma intervenção no contexto escolar de promoção de literacia em saúde mental nos docentes de uma comunidade escolar;
- Realizar um diagnóstico de situação nos docentes de uma comunidade escolar sobre o nível de literacia em saúde mental.
Foi selecionada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, sustentada na pesquisa de literatura, utilizando bases de dados científicas, com documentos de trabalho de investigação ou publicações periódicas, além da própria experiência vivenciada com os contributos de aprendizagem, nos contextos de estágio. Para a realização do estudo descritivo e exploratório, foi utilizada uma metodologia do tipo quantitativa.
Este relatório permitiu a reflexão crítica sobre a aquisição de competências do domínio comum e específico para o exercício profissional como enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, tendo por base os estágios de natureza profissionais realizados. A revisão integrativa da literatura permitiu identificar a necessidade e pertinência da realização de programas estruturados para a promoção da literacia em saúde mental na comunidade escolar, nomeadamente, nos docentes. O estudo empírico realizado na comunidade escolar demonstra igualmente essa necessidade, constituindo-se um diagnóstico de situação para futura intervenção.
Assim, considera-se que o percurso aqui explanado permitiu desenvolver competências para a prestação de cuidados especializados em saúde mental e psiquiatria, através de processos de tomada de decisão, constantes em atitudes e atos refletidos ao utente, família e comunidade.