Capacitar para cuidar: características de um programa psicoeducativo para capacitação de cuidadores de idosos com dependência
Resumo
O presente relatório pretende descrever e refletir sobre o percurso académico e formativo no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Reúne as principais competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica adquiridas ao longo dos ensinos clínicos, bem como as atividades desenvolvidas nos contextos da prática que lhe deram origem.
No contexto formativo foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o tema “Características de um programa psicoeducativo de capacitação de cuidadores de idosos com dependência”. Destacam-se os benefícios da psicoeducação ao cuidador na melhoria da sobrecarga no cuidar e a capacitação para o exercício do seu papel. Com base nas principais conclusões retiradas desta revisão, foi realizada a prática baseada na evidência, onde foi aplicado o programa psicoeducativo de capacitação de cuidadores de idosos com demência, Es(tar) com a demência (Sousa, 2017). Salienta-se o benefício da psicoeducação ao cuidador na fase inicial da transição para o seu papel como ação preventiva na sobrecarga, permitindo melhor qualidade de vida para o cuidador e para a pessoa cuidada. Fortalecer a mestria do cuidador nesta transição, constitui-se um dos principais objetivos do enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica ao intervir com o cuidador. A amostra de cuidadores foi reduzida, evidenciou melhoria na sobrecarga, na satisfação no cuidar e redução das dificuldades. Esta amostra demonstrou uma média de idades dos cuidadores consideravelmente avançada, ressaltando um maior foco de atenção na preservação do bem-estar dos cuidadores, também eles vulneráveis.
A realização dos ensinos clínicos em vários contextos demonstrou a vasta aérea de atuação do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, com diferentes intervenções psicoterapêuticas e com uma abordagem transversal a todo o ciclo vital.