História e crenças em torno dos dentes Como integrá-los na saúde oral
Abstract
Introdução Para além do seu papel funcional, os dentes têm uma variedade de significados culturais que influenciam os cuidados dentários. A compreensão destas crenças pode melhorar a educação para a saúde e as práticas de higiene oral.
Objetivos Compreender os diferentes costumes e crenças sobre os dentes em todo o mundo e ao longo da história, de que forma essas tradições influenciam a saúde dentária utilizando conhecimentos em medicina dentária, e explorar as suas implicações na sociologia humana.
Materiais e método Foi realizada uma pesquisa na base de dados Pubmed. Foram seleccionados 26 artigos para responder aos objectivos.
Resultados Os 26 artigos confirmaram a existência de uma multiplicidade de crenças. Os estudos sobre competência cultural na educação em higiene oral confirmam que esta é uma abordagem relativamente eficaz.
Discussão 9 artigos foram adicionados por pesquisa manual. A saúde dentária das crianças é influenciada pelos conhecimentos, atitudes e hábitos dos pais. Para melhorar a saúde dentária, é necessário que os pais compreendam estes aspectos e tenham acesso aos serviços de saúde dentária. A competência cultural dos profissionais de saúde é essencial para prestar cuidados adequados, reduzindo assim as disparidades na saúde. Uma abordagem centrada na pessoa, tendo em conta os aspectos biopsicossociais e culturais, promove uma comunicação eficaz e cuidados de qualidade.
Conclusão Apesar dos desafios socioeconómicos, é crucial informar melhor os pais, uma vez que estes desempenham um papel central na educação para a higiene. As crenças também podem ser utilizadas para ensinar as crianças sobre boas praticas dentária. Introduction In addition to their functional role, teeth have a variety of cultural meanings that influence dental care. Understanding these beliefs can improve health education and oral hygiene practices.
Objectives To understand the different customs and beliefs concerning teeth around the world and throughout history, how these traditions influence dental health with the help of dentistry knowledge, and to explore their implications in human sociology.
Materials and method A search was carried out in the Pubmed. 26 articles were selected to meet the objectives.
Results The 26 articles confirmed the existence of a multitude of beliefs. Studies of cultural competence in oral hygiene education confirm that this is a relatively effective approach.
Discussion 9 articles were added by manual search. Children's dental health is influenced by parents' knowledge, attitudes and habits. To improve this health, parents need to understand these aspects and have access to dental health services. The cultural competence of health professionals is essential to providing appropriate care, thus reducing health disparities. A person-centered approach, considering biopsychosocial and cultural aspects, promotes effective communication and quality care.
Conclusion Despite the socio-economic challenges, it is crucial to better inform parents, as they play a central role in hygiene education. Beliefs can also be used to teach children about good dental practices.