Inventário de Reserva Sensorial, Emocional e Cognitiva (SECri): estudo preliminar numa amostra de idosos com e sem comprometimento neurocognitivo
Resumen
Introdução: A reserva cognitiva (RC) consiste num processo ativo de adaptação dos processos neurocognitivos que pode ocorrer em resposta ao envelhecimento. Recentemente foi proposto um modelo que contempla outros dois tipos de reserva, a reserva sensorial (RS) e a reserva emocional (RE), bem como um inventário para avaliar a reserva segundo este modelo, o Inventário de Reserva Sensorial, Emocional e Cognitiva (SECri). Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as características psicométricas do SECri em idosos com e sem comprometimento neurocognitivo. Métodos: A amostra incluiu 30 participantes (13 com comprometimento neurocognitivo) recrutados na comunidade, num centro de dia num lar de idosos. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada e um protocolo de avaliação neuropsicológica que incluiu um teste de rastreio neurocognitivo, o SECri e testes destinados a avaliar os mesmos constructos avaliados por este inventário. Resultados: A aceitabilidade do SECri foi satisfatória, assim como a consistência interna dos domínios RS, RE e RC. A consistência interna da pontuação total do SECri foi baixa. A concordância entre versões de autorrelato e relato do informador nos diferentes domínios avaliados diferiu entre os grupos de idosos com e sem comprometimento neurocognitivo. Verificou-se adequada validade convergente entre o SECri e testes que avaliam os mesmos constructos. A validade preditiva do SECri acerca do grupo a que os indivíduos pertenciam não foi satisfatória. Conclusão: Os resultados deste estudo suportam investigação futura com o SECri. A baixa consistência interna da pontuação total do SECri parece dever-se à sua abordagem multidimensional. A validade preditiva do SECri pode ter sido influenciada pelo reduzido tamanho amostral e gravidade do comprometimento neurocognitivo dos idosos avaliados. Sugere-se que estudos futuros considerem a realização de estudos longitudinais aplicando o protocolo de avaliação neuropsicológica utilizado neste estudo. Introduction: Cognitive reserve (CR) consists of an active process of adapting neurocognitive processes that can occur in response to aging. Recently, a model has been proposed that includes two other types of reserve, sensory reserve (SR) and emotional reserve (ER), as well as an inventory to evaluate reserve according to this model, the Sensory, Emotional, and Cognitive Reserve Inventory (SECri). Objective: This study aims to evaluate the psychometric characteristics of SECri in elderly individuals with and without neurocognitive impairment. Methods: The sample included 30 participants (13 with neurocognitive impairment) recruited from the community, a daycare center, and a nursing home. A semi-structured interview and a neuropsychological assessment protocol were applied, which included a neurocognitive screening test, SECri, and tests intended to evaluate the same constructs assessed by this inventory. Results: The acceptability of SECri was satisfactory, as was the internal consistency of the SR, ER, and CR domains. The internal consistency of the total SECri score was low. The agreement between self-report and informant report versions in the different domains evaluated differed between the groups of elderly with and without neurocognitive impairment. Adequate convergent validity was found between SECri and tests that assess the same constructs. The predictive validity of SECri regarding the group to which the individuals belonged was not satisfactory. Conclusion: The results of this study support future research with SECri. The low internal consistency of the total SECri score seems to be due to its multidimensional approach. The predictive validity of SECri may have been influenced by the small sample size and the severity of the neurocognitive impairment of the elderly evaluated. It is suggested that future studies consider conducting longitudinal studies applying the neuropsychological assessment protocol used in this study.