Equivalência do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na União Europeia - Impacto na mobilidade dos estudantes e dos médicos dentistas
Abstract
Introdução - A equivalência do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) na União Europeia (UE) marcou uma etapa significativa com o processo de Bologna, permitindo o reconhecimento das qualificações dos médicos dentistas entre os países membros. Esta equivalência teve repercussões na mobilidade dos estudantes e médicos dentistas.
Objetivos - Comparar o reconhecimento da equivalência dos conteúdos programáticos do Curso MIMD das Universidades; Ciências da Saúde, Egas Moniz, Lille e Aix-Marseille e o seu impacto na mobilidade dos estudantes e médicos dentistas.
Materiais e métodos - Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Diário da República Portuguesa, sites das Universidades Francesas de Lille e Aix-Marseille, Parlamento Europeu, OMD, OCDE, Cour des Comptes, Sénat Francês, e na PubMed. No tratamento estatístico foi utilizado; Software (Statistical Program for Social Sciences), e Microsoft Excel.
Resultados - Foram encontradas Disparidades nos conteúdos programáticos estudados. Observou-se uma mobilidade média de 30% dos médicos dentistas formados nas universidades portuguesas. Verificou-se que pelo menos 2028 médicos dentistas formados em universidades portuguesas não efetivaram a inscrição na OMD, e que 1257 suspenderam a sua inscrição devido ao exercício da profissão em outro país.
Discussão - As universidades estudadas apresentam algumas disparidades nos seus conteúdos programáticos, contudo observa-se uma equivalência dos mesmos. O estudo revelou uma mobilidade dos médicos dentistas, com uma perda de médicos dentistas em Portugal.
Conclusão - A equivalência do MIMD nos países na UE teve um impacto considerável na mobilidade dos estudantes e médicos dentistas em Portugal. Introduction - The equivalence of integrated master’s degree in dentistry in the European Union (EU) marked a significant milestone with the Bologna process, enabling the recognition of dentists’ qualifications among member states. This equivalence has had repercussions on the mobility of dental students and doctors.
Objectives - Comparing the recognition of the equivalence of the syllabus of the MIMD course at the Universities of Health Sciences, Egas Moniz, Lille and Aix-Marseille and its impact on the mobility of dental students and doctors.
Materials and methods - A bibliographic search was carried out in the Diário da República Portuguesa, the websites of the French Universities of Lille and Aix-Marseille, the European Parliament, the OMD, the OECD, the Cour des Comptes, the French Sénat, and PubMed. Statistical software (Statistical Programme for Social Sciences) and Microsoft Excel were used for statistical analysis.
Results - Disparities were found in the programme content studied. An average mobility of 30% of dentists trained at Portuguese universities was observed. It was found that at least 2028 dentists who graduated from Portuguese universities did not register with the OMD, and that 1257 suspended their registration due to practising in another country.
Discussion - The universities studied show some disparities in their syllabuses, but there is an equivalence between them. The study revealed a mobility of dentists, with a loss of dentists in Portugal.
Conclusion - The equivalence of MIMD in EU countries has had a considerable impact on the mobility of students and dentists in Portugal.