Agressão, vitimação e auto-conceito em contexto escolar
Resumo
Com esta investigação pretende-se aferir a dimensão da agressão escolar no 1ºciclo.
Pretendemos verificar se existem diferenças entre os sexos no que concerne à agressão,
vitimação e auto-conceito. Ambicionamos estudar a relação entre o auto-conceito e os
factores de risco e protecção no que se refere à agressão e vitimação. Por último, querse
examinar os contributos específicos de cada um desses indicadores na previsão do
nível de agressão e vitimação.
Uma Escala de Auto-Conceito (Sisto e Martinelli, 2004), um questionário sobre
Bullying/Agressividade entre alunos na escola (Olweus, 1989) e um questionário sobre
Factores de Risco e Protecção na agressão em contexto escolar (Quintas, Macedo e
Dias, 2010), foram aplicados a uma amostra de 151 alunos de ambos os sexos, do 3º e
4º ano de escolaridade de 5 Escolas do 1º Ciclo de Agrupamento de Escolas da área do
grande Porto.
No nosso estudo avaliamos a agressão escolar e não o bullying, logo, os nossos
resultados estão sobreavaliados comparativamente aos resultados dos estudos sobre
bullying. No entanto, as nossas percentagens encontram-se na média em geral dos
estudos sobre este fenómeno.
Constata-se que não existem diferenças entre os sexos no que respeita ao nível de
agressão e de vitimação. Relativamente ao auto-conceito, o sexo masculino apresentou
valores de auto-conceito pessoal superiores aos do sexo feminino.
Verificamos que existem factores de risco e protecção individuais, relacionados com a
escola, com a família e com o grupo de pares que se correlacionam com o nível de
agressão. O auto-conceito familiar correlaciona-se também com a agressão. Os factores
de risco e protecção que se encontram correlacionados com o nível de vitimação são, os
relacionados com a escola e com o grupo de pares. No que diz respeito à vitimação, não
há correlação com nenhum tipo de auto-conceito.
Verificou-se ainda a presença de um modelo explicativo para a agressão. Desta forma,
as variáveis que melhor explicam a agressão são a não participação em actividades
organizadas pela escola e a fraca ou reduzida supervisão parental. No que concerne à
vitimação, não foi encontrado nenhum modelo explicativo.