Traços de personalidade e comportamentos de condução
Resumo
A relação entre a personalidade e os comportamentos transgressivos ao volante adquiriram uma importante relevância no meio científico. Eysenck, com a seu modelo PEN, defende que os comportamentos transgressivos ao volante podem ser explicados através da relação com os três traços da personalidade. Zuckerman apresenta uma teoria semelhante à de Eysenck, defendendo igualmente, que a transgressão sob rodas está relacionada com um traço da personalidade – o sensation seeking. Esta investigação teve como objectivo o estudo a relação entre a personalidade e os comportamentos de condução transgressivos e os crimes estradais, numa amostra de condutores condenados pela prática de crimes estradais, de condutores a beneficiar da suspensão provisória do processo no âmbito estradal, e de condutores sem qualquer contacto com a justiça penal. Verificou-se que os condutores que cometem crimes estradais obtiveram maior pontuação na dimensão neuroticismo e sensation seeking. Não foram encontradas diferenças significativas para as dimensões extroversão e psicoticismo. Os condutores que cometeram crimes estradais não praticaram mais comportamentos de condução transgressivos do que os condutores sem contacto com a justiça.