Browsing Instituto Universitário de Ciências da Saúde by Author "Rocha, José Carlos Ferreirinha Cardoso"
Now showing items 1-6 of 6
-
Dois estudos sobre os efeitos do luto e do stress traumático: na tragédia de Entre-os-Rios e no contexto de trabalho
Torres, Daniela Patrícia Cardoso de Figueiredo (2016)O luto e o trauma são indissociáveis da condição humana. Não há perda sem trauma e não há trauma sem perda. Desta forma, a presente dissertação explora a temática do luto e do trauma através de dois manuscritos trabalhados ... -
A influência do exercício físico no processo de luto
Savita, Gervásio (2015-12-07)O presente trabalho sobre os efeitos do exercício físico no processo de luto permite oferecer à sociedade a ideia de que todas as pessoas ao longo da sua vida vivenciam a perda de alguém que seja querido, pai, mãe, filhos, ... -
Pós-stress traumático: Estudo de caso sobre os veteranos angolanos
Chilembo, Margarida Justina Caputo (2015-07-03)São conhecidos os riscos de sofrimento psicológico associados à guerra e à exposição ao combate. Recentemente tem havido debate sobre as consequências mais complexas da exposição traumática, nomeadamente a definição do ... -
Preditores e consequências das perturbações especificamente associadas com o stress
Mendes, Tadeu Miguel da Silva (2016)Caracterizar a exposição traumática, sintomas da Perturbação stress pós traumático e Perturbação stress pós-traumático complexo em pessoas com tentativas de suicídio e descrever o valor da Perturbação ... -
A relação entre luto complicado e sintomatologia de somatização
Campos, Afonsa Zeferina Chilonga (2015-12-11)Luto é a resposta natural de sofrimento diante de perdas, particularmente, de pessoas que tiveram uma importância central nas nossas vidas. A morte de alguém que nos é querido trás uma dor profunda e cada um de nós reage ... -
Teste das matrizes progressivas coloridas de Raven: Obtenção dos dados normativos com crianças dos 6 aos 8 anos
Samunda, Armando Luciano António Costa (2015-07-03)A inteligência como uma capacidade cognitiva geral, permite raciocinar, compreender ideias, resolver problemas, planear e aprender, sendo tradicionalmente examinada por instrumentos de avaliação fundamentados do ponto ...