Avaliação dos parâmetros clínicos e microbiológicos no tratamento da periodontite crónica - raspagem cega vs raspagem cega+laser
Abstract
A doença periodontal é uma condição inflamatória crónica induzida por microrganismos, que colonizam a superfície dentária e o sulco gengival, organizados num biofilme. O tratamento não cirúrgico consiste no desbridamento mecânico subgengival combinado com instruções de higiene oral. Este tratamento convencional tem sido eficaz na redução da carga bacteriana, resultando na melhoria dos parâmetros clínicos periodontais. Com o objectivo de aumentar a eficácia da remoção do biofilme subgengival, a terapia com laser tem vindo a ser recomendada como adjuvante aos procedimentos convencionais de Raspagem e Alisamento Radiculares (RAR). A irradiação com o laser de Neodímio (Nd:YAG) tem sido descrita como apresentando fortes propriedades hemostáticas e bactericidas.
O objectivo deste estudo é o de avaliar os benefícios clínicos e microbiológicos da RAR isolada ou combinada com o laser de Nd: YAG, no tratamento da periodontite crónica.
É um estudo “split-mouth”, que envolveu pacientes com periodontite crónica generalizada. Todo o tratamento foi não cirúrgico e o mesmo doente serviu como teste e controle. Um quadrante (grupo teste) foi submetido a raspagem e alisamento radiculares seguido de aplicação do laser de Nd:YAG nas bolsas pré-seleccionadas, enquanto que outro quadrante (grupo controle) apenas foi sujeito à raspagem e alisamento radicular cega. Os parâmetros clínicos registados foram: índice de placa, índice de sangramento gengival, profundidade de bolsa, perda de aderência e recessão gengival. As bactérias quantificadas por real-time PCR foram: Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedia. A recolha dos dados clínicos e as colheitas microbiológicas foram realizadas pelo mesmo operador, que avaliou os pacientes numa primeira consulta e 40 dias após o tratamento.