Factores de risco e protecção na agressão em contexto escolar
Abstract
Com esta investigação pretende-se aferir a dimensão da agressividade em contexto
escolar, verificar se o nível de agressividade difere entre ambos os sexos e entre as
diferentes idades e níveis de escolaridade, e ainda identificar quais os factores que
influenciam os níveis de agressividade em contexto escolar. Esta análise centra-se
apenas nos agressores. Foram estudadas as relações entre diversos factores de risco
associados à escola, à família, ao grupo de pares, ao comportamento, ao sistema de
crenças e à personalidade e examinados os contributos específicos de cada um desses
indicadores na previsão do nível de agressividade.
Para tal, recorremos ao questionário de Factores de Risco da Agressão em contexto
escolar, ao questionário de Avaliação da Violência na Escola e nos Tempos Livres
(CEVEO) e ao questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ – J). Estes
questionários foram aplicados a uma amostra de 425 alunos de ambos os sexos, com
idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos, abrangendo desde o 5º ao 9º ano de
escolaridade de uma Escola Básica da área do grande Porto. O desenho da investigação
caracteriza-se como observacional-descritivo transversal e foi utilizado o método
epidemiológico correlacional.
Comparativamente a Espanha, os níveis de agressividade da nossa amostra são
inferiores. Constata-se que existem diferenças entre os sexos no que respeita ao nível de
agressividade, bem como entre os níveis de escolaridade no que respeita, apenas, a
Exclusão e Agressão de gravidade média. O mesmo não se verifica quando comparadas
as diferentes idades.
Os níveis de agressão correlacionam-se positivamente com o comportamento
transgressivo dos amigos e com as crenças que suportam a agressividade, quer na
Exclusão e Agressão de gravidade média, quer na Agressão grave. O baixo rendimento
escolar correlaciona-se positivamente apenas com a Agressão grave. Os níveis de
agressão correlacionam-se negativamente com o ambiente escolar, o envolvimento
escolar, o suporte afectivo familiar, a supervisão parental e os elogios, quer na Exclusão
e Agressão de gravidade média, quer na Agressão grave. As dimensões da
personalidade extroversão e psicoticismo correlacionam-se negativamente apenas com a
Agressão grave.
Os indicadores que melhor permitem prever a Exclusão e a Agressão de gravidade
média são o comportamento transgressivo próprio e pelo dos amigos, o suporte afectivo familiar, o sistema de crenças e pela extroversão. A Agressão grave é predita pelo
comportamento transgressivo dos amigos, pela aceitação por parte dos amigos, pela
supervisão parental, pelo sistema de crenças e pela extroversão.
Estes resultados confirmam, genericamente, a importância dos factores individuais
e ambientais na determinação da conduta agressiva em contexto escolar.