Trajectos de vida, factores de risco e de resiliência em jovens institucionalizados: a percepção dos professores
Abstract
O presente estudo visa a compreensão da representação/percepção dos professores sobre
os trajectos de vida, factores de risco e de resiliência de jovens institucionalizados,
dando relevância à qualidade da relação estabelecida e à avaliação comportamental e
académica que fazem sobre estes alunos. A nossa amostra foi constituída por
professores do 2.º e 3.º Ciclo (N = 34). Tendo em vista os objectivos propostos
entrevistamos os professores, pedindo-lhes também para preencherem dois
questionários (a versão portuguesa do Achenbach Teacher Report Form, ICCPR e o
Student-Teacher Relationship Scale, STRS) relacionados com os comportamentos e as
relações com os seus alunos institucionalizados. Verificamos que os professores
consideram importante ter o conhecimento da história de vida destes alunos. Identificam
como principais factores de risco os comportamentos desviantes e o absentismo e o
abandono escolar e, como principais factores de protecção referem a escola e a
instituição. Os resultados sugerem que os professores tendem a caracterizar estes alunos
como tendo rendimento académico inferior, comportamentos negativos e revelam a
existência de uma correlação negativa significativa (r = - 0,861; p = 0,01) entre os
problemas comportamentais e emocionais avaliados pelos professores e a qualidade da
relação professor-aluno. Desta forma, os resultados encontrados indicam a percepção
dos professores acerca dos seus alunos institucionalizados como apresentando
comportamentos negativos, rendimento académico mais baixo e desinteressados pelas
temáticas escolares. Estes aspectos poderão contribuir para a correlação negativa e
significativa encontrada entre a avaliação feita pelos professores acerca do
comportamento destes alunos e da qualidade da sua relação com eles.