Avaliação da memória em crianças do ensino especial na província de Huambo
Abstract
A memória representa a base de todo o conhecimento sendo através desta atribuímos,
significado a tudo o que acontece no nosso dia a dia, e juntamos experiências para utilizar
durante a vida futura. A construção de técnicas que possibilitem a avaliação prematura da
memória é fundamental para entender do desenvolvimento e intervenção, quando for
possível. A presente pesquisa teve como principal intenção a recolha de dados
comparativos para Memoria em crianças de 6 aos 10 anos de idade, assim como o
conhecimento de outras características psicométricas deste instrumento que, até
momento, não tem quaisquer estudos publicados em Angola.
Foi observada uma amostra de 60 crianças, de ambos os sexos, com idades entre os 6 e
os 10 anos ensino regular, ensino especial, colégios, dos bairros académico, cidade baixa,
cidade alta, maioritariamente escolas públicas. Utilizamos a Escala de Ansiedade
manifesta para Crianças para avalia a ansiedade traço e o sub teste Dígitos para avaliar a
memória. Utilizamos ainda o Memo1 para avaliação e treino da memória. A realização dos
exercícios é dirigida para a aprendizagem de vocabulário e o treino de competências, tais
como: Atenção, Concentração e Memória Auditiva Imediata. Finalmente avaliámos a
eficácia do programa de estimulação.
O Grupo do Ensino especial apresenta défices mais acentuados de memória do que o
grupo do Ensino regular e ainda maiores níveis de ansiedade.