• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Atenção, memória e aprendizagem verbal em jovens entre 12 e 16 anos de idade do município do Huambo

Thumbnail
Ver/
TESE MARGARIDA Chateia.pdf (522.4Kb)
Fecha
2015-12-10
Autor
Chateia, Margarida
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Introdução: O funcionamento neuropsicológico é um fator de extrema importância para o processo de aprendizagem. Atenção, memória e aprendizagem verbal, são funções comummente implicadas na adaptação e no sucesso escolar dos jovens. Objetivos: Opresente trabalho tem como objectivo, estabelecer a normatividade de provas neuropsicológicas que avaliam as funções supra-citadas, em crianças da 7ª, 8ª e 9ª classes da cidade do Huambo. Métodos: Foram incluídos no presente estudo, 100 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. A todos os alunos foram administradas as provas dos dígitos diretos e indiretos, o Teste de Aprendizagem Verbal Complutense (TAVECI) e o teste dos Cinco dígitos. Resultados: Os resultados obtidos nas provas não apresentaram uma distribuição normal. Os resultados obtidos foram diferencialmente influenciados por diversas variáveis, tais como: a escolaridade, o sexo e a escolaridade da mãe. Foram construídas tabelas de conversão dos resultados brutos em percentis de acordo com a escolaridade para cada um dos testes Conclusões: Verificamos a influência de variáveis pouco usuais no desempenho das provas neuropsicológicas. Este aspeto reforça a necessidade de se aprofundar o estudo do funcionamento neuropsicológico em diferentes contextos culturais. As tabelas de conversão dos resultados brutos, constituem uma ferramenta essencial para a interpretação inicial do desempenho dos jovens nas provas aplicadas
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/1851
Colecciones
  • Psicologia Clínica

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL