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dc.contributor.authorCosta, Ana Cláudia Machado
dc.date.accessioned2016-11-23T11:43:52Z
dc.date.available2016-11-23T11:43:52Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2057
dc.description.abstractAfirmar que a qualidade é um dos desafios mais importantes que se colocam às unidades de saúde, constitui hoje quase uma banalidade. No entanto, nunca é demais relembrar que, efetivamente, a qualidade constitui não só uma das variáveis com maior influência na competitividade das organizações, em especial para aquelas que estão inseridas em mercados extremamente concorrenciais, como o é cada vez mais o mercado das clínicas privadas. A avaliação da qualidade na prestação de cuidados de saúde, visando a melhoria contínua e o aumento da efetividade dos mesmos, constitui uma finalidade dos sistemas de saúde atuais, alcançado através dos SGQ's. Neste contexto dos serviços de saúde verifica-se uma preocupação crescente com os aspetos que interferem na satisfação dos utentes, sendo este um indicador fundamental para avaliação da qualidade dos cuidados prestados. Os Objetivos deste projeto focalizam-se na conceção de um SGQ baseado na norma NP EN ISO 9001:2008 na Pediatria da NS - Nova Saúde Parcerias, SA - Clínica de Famalicão, e em realizar uma abordagem empírica e simplificada à avaliação da satisfação dos clientes. Para responder aos objetivos do projeto, o trabalho encontra-se estruturado em 4 capítulos: O primeiro capítulo centra-se no tema do Conceito da Qualidade, iniciando-se pela evolução e estado-da-arte da Qualidade e focalizando-se em seguida nas questões relacionadas com o setor dos serviços de Saúde. No capítulo seguinte são apresentadas algumas das características e exigências da NP EN ISO 9001:2008, referencial normativo selecionado para a conceção e implementação, assim como os seus oito princípios da qualidade e o ciclo PDCA, dando especial ênfase ao princípio da abordagem por processos. No penúltimo capí ulo faz-se uma abordagem sobre a avaliação da satisfação dos clientes inserida num contexto dos serviços de saúde. No último capítulo desenvolve-se a metodologia para a conceção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade no serviço de Pediatria.
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/closedAccesspt_PT
dc.subjectQUALIDADEpt_PT
dc.subjectSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADEpt_PT
dc.subjectAVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃOpt_PT
dc.subjectSAÚDEpt_PT
dc.subjectNP EN ISO 9001:2008pt_PT
dc.titleA implementação do SGQ num serviço de pediatria e abordagem à avaliação da satisfação dos clientespt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid201007320pt_PT
thesis.degree.nameTese Mestrado em Gestão da Qualidade em Saúdept_PT


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