Eficácia do programa de reabilitação do CRPG, na caracterização de doentes com lesão cerebral adquirida, ao nível do funcionamento atencional, ansiedade e depressão
Abstract
Um programa de Reabilitação Neuropsicológica (RN) assume-se como um processo interventivo, pós lesão cerebral adquirida (LCA), adaptado às necessidades do doente, nas suas valências cognitivas, emocionais, físicas, sociais e comportamentais (Wilson, 2008). O seu objetivo primordial é reabilitar o doente, procurando uma otimização máxima das suas capacidades, induzindo a um aumento da sua qualidade de vida (Svendsen & Teasdale, 2006).
Este projeto de investigação teve como objetivo primário avaliar a eficácia do programa de intervenção holística do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), ao nível do funcionamento atencional, ansiedade e depressão, em doentes com LCA. Como objetivo secundário pretendeu-se ainda, caso se encontrem melhorias significativas no pós - programa, perceber de quais as variáveis independentes que mais se relacionam com os resultados obtidos.
Para tal, foi utilizada uma amostra com um total de 11 doentes, ausência de grupo controlo, proveniente do grupo XIV, a frequentar o programa de intervenção reabilitativa do CRPG. Foram realizados dois momentos avaliativos distintos, apartados por um período aproximado de 6meses, pré e pós intervenção. O protocolo de avaliação contemplou o uso de: o teste screening Mini Mental State Examination (MMSE) (Folstein et al., 1975) (Adaptação – Guerreiro, M., 1999); duas sob provas da bateria neuropsicológica WMS - III (Escala de Memória de Wechsler – 3ª edição) (Wechsler, D., 1997), especificamente a subprova Sequências Letras e Números e o Spatial Span (localização espacial); o D2 – Teste de Atenção (Rolf Brickenkamp, 1981) e, por último a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HADS) (Zigmond & Snaith, 1983) (Adaptação - McIntyre et al., 1999).
Conclui-se assim que, existiram melhorias significativas nos resultados do grupo, obtidos no pós- programa de intervenção holística do CRPG, nomeadamente no total de acertos, erros omissão, total de erros, e índice de HADS depressão. Nos restantes domínios avaliados, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas, entre o 1º e 2º momento avaliativo. Assim, o programa de intervenção holística do CRPG é eficaz na reabilitação de doentes com LCA, nomeadamente ao nível da atenção e sintomatologia depressiva.