Características do calçado usado pelas crianças dos 3 aos 10 anos
Abstract
Este trabalho teve como objetivo descrever calçado infantil e as suas medidas, verificar se os pais compram calçado de tamanho adequado para os filhos.
Na fundamentação teórica abordam-se todos os temas relativos ao objetivo do estudo, e que auxiliam a melhor compreensão deste trabalho como a embriologia e desenvolvimento fetal, pé do recém-nascido, pé infantil, calçado e calçado infantil. A recolha de dados foi realizada no agrupamento da Escola José Macedo Fragateiro, sendo constituída por 152 crianças de ambos os géneros com idades entre os 3 e os 10 anos. O procedimento baseou-se na aplicação de questionários aos pais das crianças sobre a caracterização sociodemográfica. A avaliação da criança consistiu na caraterização sociodemográfica, caracterização do membro inferior e calçado. Nesta avaliação foram registados a longitude do pé, a dureza do calçado, formula metatarsal e digital, morfologia do joelho, posição do retropé e realização de pedigrafias para mensuração do tipo de pé. Para a dureza e flexibilidade do calçado avaliou-se o contraforte e a zona metatarsal. Foram realizadas pedigrafias para definição de tipo de pé, e medição do calçado e pé em diferentes pontos. Como resultado verificou-se que os pais encarregados de educação elegem o calçado mediante o conforto e o preço, no entanto a maior parte das crianças encontra-se a usar sapato apertado. Visualizou-se que o tipo de pé mais frequente é o pé plano. Em relação a fórmula metatarsal e digital verificou-se maior incidência de índex plus e egípcia respetivamente.