Relação entre as lesões do membro inferior em futebolistas e os critérios de eleição do calçado desportivo
Résumé
O presente trabalho intitula-se “Relação entre as lesões do membro inferior em futebolistas e os critérios de eleição do calçado desportivo”. Compreende um estudo exploratório-descritivo, com o objetivo principal de determinar a possível relação entre as lesões do membro inferior em futebolistas e os critérios de eleição do calçado desportivo.
A amostra foi composta por 73 futebolistas, com idades compreendidas entre os 17 e os 31 anos. A recolha dos dados consistiu no preenchimento de um questionário (critérios de eleição do calçado e lesões sofridas) e de uma grelha de dados (registo da avaliação dos membros inferiores, avaliação no podoscópio e realização de pedigrafias).
O tratamento estatístico dos dados da amostra foi realizado através do programa SPSS® (Statistical Package of the Social Science – versão 20.0), face aos objetivos propostos, a partir do qual se procedeu a uma extensiva análise descritiva.
Como principais conclusões, o estudo revelou que as posições dos jogadores têm influência sobre o aparecimento de lesões, nomeadamente queratopatias, onicopatias, e dermatopatias, bem como alterações ósseas, como dedos em garra, metatarsalgias e clinodactilias. Quanto aos critérios de seleção do calçado, foram considerados fundamentais a proteção do pé, o peso, o conforto, a estabilidade, o conforto do chute, a escolha da chuteira em função do piso e a precisão. As posições dos jogadores condicionam algumas das características do calçado desportivo, nomeadamente a tração da bota, a facilidade de girar, o conforto de chutar e a posição dos pitões. Relativamente às lesões, os critérios considerados mais importantes foram a facilidade em girar, a adaptação gradual à nova chuteira, e a durabilidade