O auto-conceito em crianças em idade escolar da província de Benguela dos 8 aos 16 anos
Abstract
O auto-conceito é considerado na literatura como um constructo
multidimensional de elevada importância na formação da personalidade dos
indivíduos.
Considerando a importância desse constructo, o objectivo deste estudo foi, por
um lado de efetuar a adaptação e verificar as qualidades psicométricas da
Escala de Auto-conceito para Crianças e Adolescentes “O que eu acho de
mim“, adaptação portuguesa (Veiga, 1989/1990) da Children´s Self-concept
Scale de Piers-Harris (Piers, 1984), por outro, de verificar se existem diferenças
no auto- conceito de crianças em idade escolar (N = 450) dos Municípios de
litoral e do interior da Província de Benguela, de acordo com variáveis
demográficas (género, idade e meio de residência).
Participaram nesta pesquisa um total de 450 crianças de ambos sexos, com
idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, sendo 225 crianças do meio
rural (Municípios do interior) e 225 do meio urbano (Municípios do litoral)
Os resultados obtidos da presente investigação revelaram boas qualidades
psicométricas do instrumento para a população angolana, com valores
elevados de consistência interna inter itens (alpha de Cronbach = 0,67) e itemtotal
da escala (r = 0,65 a 0,67). Quanto às diferenças de auto-conceito por
género, idade, faixas etárias e meio de residência, constataram-se diferenças
estatísticamente significativas entre meio de residência, t (391) = 3,165, p =
0,002, sendo que as crianças e adolescentes do meio rural (media = 114,48)
apresentam um auto-conceito mais baixo do que as de meio urbano (media =
116,63) e quanto a idades, F (8) = 2,085, p = 0,036, sendo que tais diferenças
se situam entre as idades de 14 anos (média = 116,90), a qual apresenta
médias superiores à de 15 anos (média = 112,53). Contrariamente aos resultados provenientes da literatura analisada, não se encontraram diferenças
significativas entre géneros.